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Leite Integral, Desnatado e Semidesnatado: Quais as diferenças?

O leite é uma parte importantíssima das nossas vidas. Entramos em contato com o leite desde bebês, durante o crescimento e até mesmo depois de nos tornarmos adultos continuamos tomando leite, procurando absorver todos os nutrientes que o alimento tem para oferecer. Não dá para começar uma manhã saudável e ativa sem uma caneca de leite quentinha. E um copo de leite antes de dormir não faz mal a ninguém, não é?

Mas, quais as diferenças entre os tipos de leite que conhecemos no supermercado? Como são processados e quais deles possuem mais nutrientes e menos gordura? Tudo isso, apresentaremos no artigo de hoje sobre as diferenças entre Leite Integral, Desnatado e Semidesnatado. Confira!

Pasteurização

A pasteurização é o processo em que o leite, após ser retirado da vaca, é submetido a altos níveis de temperatura para eliminar micro-organismos nocivos à nossa saúde. Através desse procedimento, diversos germes e bactérias presentes no leite são mortos e o leite fica em um estado mais seguro para consumo.

Durante esse procedimento, o leite é colocado em temperaturas de 60 a 75 graus. Quanto maior a temperatura, mais rápido é o processo de pasteurização. Diversos tipos de alimentos passam pelo processo de pasteurização, cada um com temperaturas específicas, ideais para cada alimento.

Leite Integral

O leite integral é chamado assim porque mantém a gordura mais próxima à original do leite. O seja, o leite integral é o leite que passa apenas pelo processo de pasteurização que leve à perda de gordura. Por isso, é o mais gorduroso entre os três tipos. Seu teor mínimo de gordura é de 3%.

Para crianças, que ainda estão em fase de crescimento, o leite integral é a melhor opção para que recebam todos os nutrientes que precisam para se desenvolver. Porém, tome cuidado. Se uma criança já está acima do peso, não é recomendado que ela tome leite integral. Fiquem atentas, mães, pais e responsáveis!

Leite Desnatado

O leite desnatado, diferente do leite integral, é o menos gorduroso dos três tipos – com teor de, no máximo, 0,5%.

Além da pasteurização, o leite desnatado passa por um processo que diminui seus níveis de gordura até se tornarem muito baixos. Por causa dessa falta de gordura, o leite desnatado é que que possui menos reserva de energia dos três, além eliminar Vitaminas A e D, normalmente presentes no leite integral.

Em compensação, o leite desnatado mantém restante dos nutrientes em sua composição, como proteínas, cálcio, fósforo e potássio. Se você está de dieta e não quer chegar perto de gorduras, o leite desnatado é o que você precisa em sua vida.

Leite Semidesnatado

O leite semidesnatado é o intermediário entre os dois primeiros – com teor de 0,6% a 2,9%. Assim como o Leite Desnatado, é pasteurizado e depois passa por um processo de redução de gordura. Entretanto, diferente do Desnatado, o Leite Semidesnatado apenas conta uma perda parcial de gordura. Ou seja, mantém os mesmos nutrientes originais e vitaminas, porém não perde completamente a gordura e, por isso, também consegue fornecer alguma energia para o consumidor.

Esse produto pode ser consumido por qualquer perfil. Mesmo que você esteja de dieta, mas valoriza o poder da gordura no corpo humano, pode beber o leite semidesnatado sem se preocupar – bastando respeitar as quantidades diárias de ingestão de sua dieta. Não vai te fazer engordar como o leite integral faria.

O melhor leite para você é o leite que combina melhor com o seu estilo de vida. Escolha qual deles é melhor para você e o adicione em sua vida agora mesmo! Gostou de nosso artigo sobre tipos de leite? Adoraríamos saber sua opinião. Deixe-a nos comentários a seguir!

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