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Como consumir mais fibras no seu dia a dia

Necessitamos de uma alimentação balanceada para uma vida mais saudável e. plena O consumo de fibras ajuda nesse processo, devido aos seus benefícios, principalmente para o sistema digestório, envolvendo intestinos delgado e grosso. É um alimento bem barato e  que traz uma série de benefícios ao organismo. Entenda, no post de hoje, mais sobre a importância do consumo de fibras no dia a dia!

O que são fibras?

São polissacarídeos que fazem parte dos vegetais e não são absorvidas nem digeridas pelo organismo, passando intactas pelo processo de ingestão. Porém, garantem o funcionamento saudável do sistema digestório, evitando constipações e auxiliando no trato intestinal, entre muitos outros benefícios.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), recomenda-se a ingestão diária de 20 a 35 gramas de fibras, alternando entre as solúveis e as insolúveis, como apontaremos a seguir.

a) Fibras solúveis

Têm como fonte a aveia e sua farinha, feijões e outros grãos como ervilhas, frutas cítricas (laranja e abacaxi), maçã e framboesa. Elas diminuem o trânsito intestinal, evitando que o intestino se solte e ocasione diarreia.

b) Fibras insolúveis

Já as insolúveis são encontradas em pães integrais, cereais, cenouras, couve e na casca da maçã (um alimento riquíssimo por conter ambos os tipos de fibras). São responsáveis por aumentar o trânsito intestinal, diminuindo a constipação e evitando o acúmulo de gases e a prisão de ventre.

Os cuidados e a importância da ingestão saudável de fibras

As fibras desempenham papel fundamental no controle da ingestão de seu organismo, além de reduzir o colesterol, ajudar no controle da glicemia, prevenir o aparecimento de câncer intestinal e auxiliar no controle do peso. Sua ingestão é recomendável para pessoas hipertensas.

Portanto, deve-se manter o consumo de fibras diariamente, principalmente no café da manhã, considerada a principal refeição do dia por preparar o organismo para as atividades futuras. Por exemplo, troque o pão de sal pelo pão integral, consuma mais grãos como aveia e linhaça, e lembre-se sempre de praticar exercícios físicos ao menos uma vez por dia.

Água: a aliada essencial das fibras

Para garantir o melhor funcionamento do sistema digestivo, o consumo de fibras deve ser acompanhado pela ingestão de 2 a 3 litros de água diariamente, pois, além de hidratar o organismo, evita ainda  efeito indesejado da prisão de ventre e o acúmulo de gases intestinais.

Em quais alimentos podemos encontrar fibras?

Elas podem facilmente serem encontradas em:

Frutas (preferencialmente com casca): maçã, pera, uva, goiaba, abacaxi, damasco, abacate, figo, laranja, mamão, morango, framboesa, pêssego e tomate;

  • Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, espinafre e brócolis;
  • Legumes: abóbora, cenoura, beterraba e pimentão;
  • Grãos: feijão, grão de bico, lentilha, ervilhas e milho (inclusive pipoca).

Feira de rua é um ótimo lugar de procura, onde os alimentos estão mais frescos e sua origem é mais natural, como hortas de rancho.

O Supermercado Gonçalves tem fibras

Claro que no Supermercado Gonçalves você encontra todos os alimentos ricos em fibras, não somente os de hortifrúti, mas também grãos integrais, cereais, nozes e sementes. Ou seja, pode ter uma rotina de alimentação mais saudável, economizar com as ofertas e promoções do dia e comprar barato. Assim, você fica saudável, nutrida e sem peso no bolso!

Como consumir mais fibras no dia a dia

É muito simples: você pode fazer vitaminas, sopas, saladas, massas e muitas opções que vão fazer com que as fibras virem parte de sua rotina. Sua saúde agradece!

E você tem alguma sugestão sobre como consumir fibras no dia a dia? Comente abaixo!

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