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Os 5 benefícios de uma alimentação rica em fibras

As fibras alimentares são a parte não digerível de carnes, frutas, verduras e legumes, a qual resiste à digestão e absorção intestinal com a fermentação parcial ou completa no intestino grosso. Dessa forma, durante o processo digestivo, as fibras alimentares não sofrem qualquer tipo de mudança, muito embora realizem uma série de efeitos fisiológicos positivos à saúde.

Quais são os 5 benefícios de uma alimentação rica em fibras? Este é o tema do artigo de hoje.

Benefícios de uma alimentação rica em fibras

As fibras podem ser divididas conforme a sua solubilidade. As solúveis possuem uma capacidade elevada de retenção de água. As insolúveis são a parte constituinte da estrutura das células vegetais e são encontradas principalmente em camadas mais externas de cereais integrais, além de verduras e legumes. Abaixo listamos os 5 principais benefícios de uma alimentação rica em fibras. Veja:

1. Ajuda no controle glicêmico

As fibras solúveis tornam o processo de absorção de carboidratos mais lento e, com isso, não ocorrem picos de glicose, por haver uma maior produção de insulina. Quanto mais insulina o organismo produz, mais os órgãos são abastecidos com glicogênio e, assim, o chamado “açúcar”, não fica na corrente sanguínea.  Tudo isso traz mais equilíbrio para o organismo, evitando quaisquer distúrbios relacionados às variantes de diabetes.

2. Auxilia na perda de peso

As fibras alimentares estimulam a sensação de saciedade, pois as alimentações ricas em fibras são processadas lentamente, retardando o esvaziamento gástrico e assim promovendo maior sensação de saciedade, impactando na redução da ingestão de alimentos.

3. Melhoria no trânsito intestinal

As fibras ajudam na prevenção e no tratamento da constipação intestinal. As fibras insolúveis atuam aumentando o volume fecal e estimula a mobilidade intestinal pela distensão do cólon. As fibras solúveis ajudam na captação de água e são fermentadas no trato gastrointestinal, ajudando no crescimento das bactérias da flora intestinal, muito benéficas, por melhorar o trânsito de excrementos na região.

4. Auxilia no controle dos níveis de colesterol

As fibras solúveis também produzem efeitos físicos no intestino delgado com a formação de géis solúveis que modificam a absorção de colesterol do organismo, ajudando assim no controle dos níveis globais de colesterol e diminuindo o risco cardiovascular. As insolúveis podem se ligar a sais biliares e contribuir na diminuição na absorção de parte de colesterol e gorduras.

5. Benéficas ao coração

O aumento de consumo de frutas e vegetais em geral, cereais integrais é recomendada para reduzir risco de doenças cardiovasculares. O caráter protetor do consumo de fibras insolúveis e solúveis em uma alimentação diária estaria associada aos níveis controlados de glicemia, colesterol e insulinemia, além do menor risco à obesidade que também é um dos motivos de risco cardiovascular.

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