Buscar Aqui:
 

5 formas de fazer seus alimentos durarem mais

Sempre é importante fazer economia no dia a dia e, para isso, é uma grande alternativa observarmos formas de fazer seus alimentos durarem mais. Para isso, o Supermercado Gonçalves, grupo empresarial criado em 1974 e que se consolidou em Rondônia como grande rede para atender as famílias deste Estado, vem mais uma vez ajudar você, e apresenta, neste artigo, 5 formas de fazer seus alimentos durarem mais.

1ª dica: Como comprar

Procure sempre os melhores dias da semana para suas compras, normalmente você vai comprar barato e economizar, com compras no Supermercado Gonçalves, em dias de ofertas e promoções. 

De forma geral, seus preços são bastante competitivos e os produtos de ótima qualidade; mesmo assim, sempre entram em promoção e podem, com isso, contribuir para maior economia. 

Conseguindo fazer boas compras, a necessidade de preservar seus alimentos será maior, pois certamente estará adquirindo uma quantidade maior de produtos que terão de ter mais atenção para que durem sem perdas. Vejamos como fazê-lo a seguir.

2ª dica: Atenção à validade e aspecto

Ao comprar frutas, verduras e legumes você deve observar o aspecto, consistência e tentar apurar se foram recebidas recentemente dos fornecedores.

Agindo assim, você terá certeza que esses produtos permanecerão válidos por mais tempo e você estará consumindo produtos sem riscos.

Para as carnes, você deve verificar nas peças inteiras se possui o selo de qualidade de fiscalização oficial e, caso os cortes estejam disponíveis à verificação do consumidor, apurar a cor e maciez da peça.  Se não tiver amostras da carne disponíveis, exija ver a peça.

Normalmente um supermercado recebe carnes em determinados dias e horários, procure se informa destas datas e dos prazos de validade dos cortes.

Atentando para estes fatores, certamente você terá mais tranquilidade na preservação de seus alimentos ao chegar em casa.

3ª dica: Armazenamento

Em casa, procure atentar-se ao armazenamento adequado, separando aqueles alimentos que serão consumidos nos próximos dias, daqueles que serão estocados em seu freezer ou refrigerador.

Para frutas, verduras e legumes, que foram congeladas, embale individualmente cada produto, evitando o contato deles com o gelo.

Para aquelas que serão usadas mais rapidamente, borrife água uma vez por dia para que não ressequem.

Manter carnes congeladas, deve atender a seus prazos de congelamento:

· para carnes vermelhas, cerca de 8 meses;

· frangos e peixes magros, 6 meses;

· camarão e peixes gordos, no máximo, 3 meses.

Separe as porções que vá consumir no futuro, para evitar descongelamento desnecessário e possibilidade de perda.

Aproveite o espaço da geladeira de forma a não deixar lotado.

4ª dica: Cuidados

Alguns alimentos necessitam de cuidados especiais para se manter frescos e nutritivos, podemos citar os seguintes:

· Bananas podem ser mantidas frescas, se você cobrir suas hastes em plástico, pois isso evita a liberação de gases que provocam o escurecimento da fruta;

· Procure colocar batatas ao lado de maçãs, pois elas também liberam gás etileno e inibem o surgimento de brotos nas batatas;

· Mantenha tomates com suas hastes para baixo fora da geladeira, isso impede que a umidade ambiente acelere o processo de perda;

· Mantenha pães de forma fora da geladeira, mantendo-o em temperatura ambiente, pois ao coloca no refrigerador há uma aceleração na desidratação do produto.

5ª dica: Formas de reaproveitamento

Várias são as maneiras de reaproveitar os alimentos que estiverem se perdendo: entre elas estão sucos e outras receitas que podem manter alimentos que estão prestes a se perder a se transformar em opções de consumo saudáveis e nutritivas.

A internet disponibiliza inúmeros sites de pesquisas de reaproveitamento de alimentos que podem ajudar bastante a manter as propriedades por mais tempo. Confira sempre!

Desperdiçar alimentos não é legal, então avalie bem sua lista de compras e adquira os itens que realmente precisa e trabalhe em seu armazenamento de forma correta para evitar perdas. Não esqueça de deixar seu comentário no post e continuar comprando no Supermercado Gonçalves!

Sem comentários

Postar um comentário